O fenômeno dos aplicativos para dispositivos móveis

O mercado de aplicativos para smartphones e tablets está em plena expansão e traz benefícios a empresas e profissionais do ramo, esse é o fenômeno dos aplicativos para dispositivos móveis.


Em continuidade a série de posts sobre Arquitetura de Software e o fenômeno dos aplicativos para dispositivos móveis. Hoje vamos falar sobre esse momento que a era tecnológica vem passando e como se dar bem diante do fenômeno dos aplicativos que vem surgindo a cada dia.

Novos aplicativos surgem todos os dias, como um flash, promovendo grandes mudanças na rotina das pessoas. O casamento entre internet e telefones celulares com a origem dos smartphones, motiva essa realidade, que leva conforto, praticidade e segurança aos mais conectados.

No Brasil, está um dos grandes mercados consumidores de smartphones e consequentemente de apps. Hoje, a aquisição de smartphones na população brasileira está próxima de 29%, praticamente um em cada três brasileiros usa um "gadget mobile" . O país é o líder na América Latina e o sexto no mercado mundial.

O sucesso dos apps para dispositivos móveis vem das facilidades que os usurários têm para desenvolver atividades pessoais e profissionais em qualquer ponto do planeta, desde que se encontre conectado à internet.

Uma pesquisa anual realizada pela Google Brasil aponta que existam no Brasil mais de 40 milhões de consumidores multitelas. E mais, cerca de 10 milhões de brasileiros passarão a integrar esse batalhão de pessoas nos próximos anos e ainda ressalta que é comum as pessoas consultarem seus dispositivos até 150 vezes por dia. “Gastamos cerca de duas horas, por dia entretidos com esses produtos. Hoje, as pessoas incorporam os dispositivos móveis e os aplicativos em sua rotina. Os smartphones e tablets caíram no gosto das pessoas, que não largam seus aparelhos de jeito nenhum”.

Neste cenário, o mercado de desenvolvimento de aplicativos móveis se expande rapidamente. No ano de 2013, atingiu uma receita global de 27 bilhões de dólares, com crescimento de 100% ao ano. Pesquisas recentes da Gartner prevêem que o mercado represente US$ 77 bilhões em 2017.

Com essa invasão de tablets e smartfones, muitas empresas e profissionais vem se aproveitando e já buscam emplacar produtos  e serviços na nova plataforma de comunicação com seus clientes.

Do ponto de vista empresarial, surgiu um canal de comunicação muito forte entre a empresa e o consumidor de produtos e serviços.

Do ponto de vista profissional, a busca por profissionais com habilidades de desenvolvimento de aplicativos para esses dispositivos também aumentou consideravelmente e vai aumentar ainda mais. Vale lembrar que quanto mais habilidades o profissional desenvolver nesse setor, melhor será sua empregabilidade.

Desenvolver aplicativos para tablets e smartphones requer conhecimentos que vão muito alem de simplesmente codificar, mas também requer habilidades de desenvolver webservices ou APIs que fazem integrações com os aplicativos e acabam por dar vida e dinamismo aos produtos, serviços e jogos!

Essa demanda de empresas por aplicativos e profissionais com tantas habilidades contribui para o surgimento de negócios impulsionados pelas "Startups" que conseguem absorver demandas e promover novos negócios com base nas necessidades do mercado.

Para as empresas, estas devem se atentar à evolução tecnológica, pois há um público muito grande consumindo apps móveis. Se o público alvo está nessa condição, então é provável que o seu negócio deva ter um aplicativo.

Para o profissional que busca mais empregabilidade e desafios, é um bom momento buscar essa qualificação e investir nesse ramo.

Quais as vantagens dos aplicativos?

BlackFridayOnlineDealsoniPhoneAppsandGamesOs aplicativos móveis trazem uma série de vantagens para os usuários, muitas das vantagens é a comodidade, onde tudo está na palma da mão e tarefas do cotidiano fica cada vez mais faceis como por exemplo, chat, consultar o transito, previsão do tempo e clima, agenda de compromissos e eventos, catalogo de produtos e serviços de seus fornecedores, serviços de delivery, etc.

Outra vantagem dos aplicativos móveis é a diminuição das fronteiras entre o usuário e o mercado consumidor de bens e serviços, onde anteriormente as lojas uma vez que já tenham um canal web para vender produtos como uma loja virtual, ainda precisa que o usuário e ou cliente tenha a iniciativa de acessar a loja, pesquisar e encontrar o produto e isso demanda tempo e tem maior chance de a venda não se concretizar por diversos fatores. Já com a plataforma mobile, os e-commerces tem investido cada vez mais estrategicamente e tecnologicamente para que os produtos de interesse do cliente com base no perfil de consumo do cliente e  sejam enviados produtos e promoções até eles e com um simples clique facilite a compra do produto, aumentando a taxa de conversão e vendas e resultando em um cenário bem atrativo para as diversas empresas em geral e não somente os e-comerces.

Quais as desvantagens dos aplicativos?

desvantagens mobile appsO fato do fenômeno dos aplicativos móveis ter surgido, assim como na web, com o aumento gigantesco na quantidade de usuários plugados e a massiva troca de informações entre usuários e aplicações acaba atraindo também muitos espertinhos querendo de alguma forma roubar as informações e dados sigilosos dos usuários.

No âmbito comercial, é extremamente importante que tais aplicativos que façam uso de informações sigilosas como rg, cpf, telefone, do usuário e ainda dados de cartão de credito sejam muito bem protegidos e encriptados de forma que haja sempre uma proteção.

Alem da criptografia de dados sensíveis a camada de transporte de informações de dados sigilosos é descrita na documentação de arquitetura de software como um item não funcional imprescindível, fazendo uso de tecnologias de criptografia e certificados digitais fornecidos por empresas de segurança digital que somados esses recursos garantem a integridade e autenticidade das informações.

Ainda com relação a segurança, é importante enfatizar que os usuários devem sempre buscar tais aplicativos de origem confiável como as lojas play store, apple store, windows store e outros, a pratica de trocar aplicativos entre amigos ou baixar aplicativos conhecidos através de links externos é extremamente arriscado, pois cyber criminosos podem alterar o aplicativo original, adicionar codigos maliciosos e roubar tais dados e usar de forma prejudicial aos usuarios.

Cross-Platform1-540x242Do ponto de vista de desenvolvimento de aplicativos móveis é que existem diferentes plataformas e sistemas operacionais como Google Android, Apple iOS, Microsoft Windows Phone, Firefox Os, Black Berry, etc. Isso faz com que as empresas muitas vezes tenha que desenvolver o mesmo aplicativo em diferentes plataformas e acaba onerando os custos com desenvolvimento, suporte e manutenção dos mesmos. Uma alternativa é utilizar de frameworks cross plataforma como phonegap, xamarin, etc, mas é preciso saber avaliar se vale a pena, pois aplicativos cross plataforma não são de linguagem nativa do dispositivo e podem não oferecer a mesma qualidade de experiência para o usuário e apresentar algumas limitações que são difíceis de contornar.

 

Seu aplicativo pode ser rentável com Google Adsense e outros produtos Ads


google adsenseUma vez que você tenha seu aplicativo publicado, dependendo do tipo de publico que você escolheu atender com seu aplicativo, é possível obter uma renda considerável através da utilização de mecanismos de marketing como o Google Adsense e outros mecanismos de Ads.

Funciona da seguinte forma: Você desenvolve seu aplicativo e faz a publicação na play store ou apple store e a medida que você ja começar a avançar na quantidade de usuários ativos no seu aplicativo, então é um bom momento para rentabilizar com adsense, onde você adiciona a biblioteca Google Play Services e faz uso da API do Adsense, que facilmente você indica uma área na tela do seu aplicativo para que o google coloque um banner personalizado para seu usuário, com base no perfil de cada usuário que utiliza o aplicativo naquele momento. E os ganhos são simples, se o usuário tiver interesse na propaganda e clicar no banner, você ja ganha dinheiro por esses clicks. Quanto mais clicks melhor!

Esse conteúdo sobre Google Adsense merece um post somente sobre esse assunto! É muito legal de implementar e você realmente recebe em dólar direto do google via transferencia bancária internacional!

Outra forma de rentabilização é através de programa de assinaturas e parcerias com empresas e serviços.

Em resumo, esse fenômeno não traz vantagens somente para os usuários e empresas mas também para os desenvolvedores de aplicativos! Basta ter uma ideia bacana que já vale muito a pena criar um aplicativo.

Quer dar uma olhada no meu aplicativo mais recente?

Fica aqui o link pra você prestigiar: Concursos Mobile - Veja as noticias e lançamentos dos melhores concursos do Brasil

E você? Tem uma ideia em mente? Quer tirar sua idéia do papel? Deixe um comentário!

 

Deixe um comentário