Mercado de Trabalho carreira em tecnologia Inicio de Carreira Curriculum de TI

[Artigo 02] – Carreira em Tecnologia, o que o Mercado de Trabalho espera de você

Dicas importantes de como superar cada desafio no inicio da Carreira em Tecnologia e o Mercado de Trabalho

A carreira em tecnologia e o que o mercado de tecnologia espera de você

Em continuidade na série de artigos sobre Carreira em Tecnologia, no Artigo 01 falei abertamente sobre o que você precisa saber sobre Mercado de Trabalho em tecnologia. Deixando claro que cada profissional tem um ponto de vista diferente, devido a suas experiências de vida e carreira, portanto, não tenha minha opinião como única fonte de informação, eu não sou dono da verdade e também gostaria de conversar com outras pessoas sobre essa percepção sobre o mercado.

Neste artigo o que eu quero falar para você é o que eu acredito que o mercado espera de você,  e como você pode fazer para estar apto e ser incluído com sucesso no mercado de trabalho.

Voltando um pouco no assunto do artigo anterior, eu falei pra você que:

"Do ponto de vista corporativo, falando abertamente, as empresas e organizações precisam de profissionais que sejam capazes de entender e compreender suas necessidades de negócios, que uma sua missão é planejar, executar e manter um projeto em andamento, gerando receitas para as empresas, ou ainda, projetos que trazem economia financeira, melhoram estratégias de mercado de produtos e serviços e contribuem para uma maior competitividade entre as empresas."

E também que essas necessidades acabam por demandar profissionais multidisciplinares, capazes de se envolver em muitas fases dos projetos, para que tudo saia conforme imaginado pelas empresas e organizações.

Ser multidisciplinar não é fácil, mas também não é impossível. No artigo anterior também falei para você que:

"Isso vale para todo o mercado de trabalho, a sua carreira é uma somatória de comportamentos e atitudes, que estão sob sua responsabilidade."

Tudo é uma questão de como você vai encarar as situações, do que você acredita ser verdade e correto ,e essa questão de comportamento e atitude está diretamente ligada ao que os profissionais de coaching tanto falam, são as crenças, não em crenças religiosas, mas em crenças do processo de vida.

Crenças, se referem ao porque nós pensamos o que pensamos e fazemos o que fazemos.

É importante você estar informado sobre isso. Recomendo fortemente que mais tarde, você pesquisa sobre crenças, e mais tarde para você tudo fará sentido.

O mercado de tecnologia espera que você...

  1. Tenha sólidos conhecimentos: Desarmar uma bomba relógio é extremamente fácil para quem sabe. Saber como desarmar uma bomba relógio é o grande conhecimento. Saiba o que está fazendo!
  2. Saiba aprender: Obter sólidos conhecimentos é essencial, e para isso você precisa saber aprender. Aprender é um processo que envolve, atenção, compreensão e respeito pelo profissional mais experiente. Não espere que as pessoas te ensine tudo.
  3. Seja autodidata: Isso quer dizer que você precisa saber o que precisa aprender, e que saiba identificar uma fonte de informação formal como cursos oficiais, treinamentos pagos e os informais como aquele seu amigo que sabe tudo e adora ensinar pessoas e participar de eventos, capazes de sanar suas dúvidas e te ensine o que você enfim precisa saber naquele momento.
  4. Que você saiba ensinar: Tão importante quanto saber aprender é saber e estar disposto a compartilhar o conhecimento adquirido. Quem ensina, aprende duas vezes!
  5. Seja pro-ativo (a): Faça sempre algo mais. Isso não quer dizer bajular, nem puxar saco, não confunda as coisas. Ser pró-ativo é se antecipar aos fatos de forma preventiva e produtiva, prever uma necessidade futura e procurar resolvê-la. Não espere as coisas acontecerem para que você tenha que fazer algo.
  6. Saiba separar vida pessoal de vida profissional: É importante você saber lidar com situações de forma que sua vida pessoal não interfira negativamente na sua vida profissional e vice-versa.
  7. Que você seja criativo(a): Pequenos gestos criativos resultam em soluções simples e funcionais. Criatividade não pode ser ensinada mas sim treinada e aperfeiçoada. É pensar fora a caixa!

 

O mercado de tecnologia espera claramente que você tenha atitude.

Entenda definitivamente que você precisa estar preparado para entender fluxos de negócios, tenha senso de urgência, compreenda as necessidades, se comprometa com as tarefas, seja organizado e que saiba reportar status.

Esteja disposto a correr atrás das peças que faltam para o seu quebra cabeças!

Essa peças podem ser, conhecimento, melhor habilidade de execução, comunicação, idioma, inteligência emocional(vou falar sobre isso mais adiante), responsabilidade, compromisso, paixão, ambição (não confunda com egoísmo!) ambição é desejar e buscar sempre algo mais, egoísmo é querer tudo para si próprio, seja ambicioso mas não egoísta.

Não deseje a si mesmo e nem aceite do mercado e de sua carreira, nada menos que o sucesso!

Isso está diretamente relacionado ao seu comportamento e atitude!

Deixe um comentário